TSE disponibiliza sistema com informações sobre candidaturas registradas para as Eleições 2022
26/07/2022 19:50 em Eleições 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, esta semana, uma ferramenta que permite às eleitoras e eleitores do país consultar informações sobre as candidaturas registradas em todo Brasil para as Eleições 2022.

 

DivulgaCandContas está disponível no Portal do TSE e reúne informações detalhadas como o nome e número de votação das candidatas e candidatos, partido, coligação (se for o caso), grau de instrução, site, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro, as eleições anteriores das quais a pessoa candidata tenha participado e até mesmo as prestações de contas referentes à pleitos anteriores.

 

Segundo o TSE, os dados do sistema são atualizados na medida em que os registros das candidaturas são oficializados pela Justiça Eleitoral. De acordo com o calendário das Eleições 2022, o prazo para a realização das convenções partidárias se esgota no dia 5 de agosto e os partidos, federações e coligações tem até o dia 15 de agosto para solicitar o registro de candidaturas à Justiça Eleitoral.

As Eleições 2022 ocorrerão no dia 2 de outubro (primeiro turno) e no dia 30 de outubro (eventual segundo turno).

Consulta

O DivulgaCandContas pode ser acessado por qualquer cidadã ou cidadão sem a necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuária ou usuário. A página principal do sistema apresenta informações gerais como a quantidade total de candidaturas, bem como as candidatas e os candidatos por cargo.

 

Ao clicar nos mapas que aparecem na página, as eleitoras e eleitoras podem filtrar a pesquisa por região, unidade da Federação, município e cargo desejado. Através de tabelas e infográficos, o sistema permite acessar desde o nome dos concorrentes até receitas por doadores e fornecedores, além da relação dos maiores doadores e fornecedores de bens.

Leia mais: Câmara aprova PEC que autoriza governo a gastar R$ 41 bi em benefícios durante as eleições

 

De acordo com o TSE, as informações sobre as prestações de contas de campanha são disponibilizadas à medida que os recursos são declarados pelas candidatas e pelos candidatos no sistema.

Até as 16h desta terça-feira (26), o DivulgaCandContas dispunha de informações sobre 161 pedidos de registro de candidatura, sendo um um pedido de candidato a governador e vice, dois de senadores, 66 de deputados federais, 87 deputados estaduais e dois referentes a suplentes.

 

Fonte: Agência Pulsar

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!