Convenções confirmam candidatos ao governo do RS
01/08/2022 19:14 em Eleições 2022

As convenções partidárias realizadas neste fim de semana consolidaram o cenário para a disputa ao governo do Estado do Rio Grande do Sul nas Eleições 2022. A principal alteração foi em relação ao MDB. Além disso, PT e PSOL confirmaram coligação no Estado. O tramandaiense Gabriel Souza, até então pré-candidato emedebista ao executivo estadual, deve ser vice na chapa do ex-governador e agora novamente candidato Eduardo Leite (PSDB). A decisão foi tomada por 239 votos a 212 na convenção realizada neste domingo (31) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Já a convenção do PSDB confirmou, por unanimidade, o nome de Leite para mais uma disputa ao Palácio Piratini. A convenção tucana foi realizada na Amrigs, também na Capital.

A convenção da federação partidária composta pelo PT, PCdoB e PV no Rio Grande do Sul confirmou Edegar Pretto como candidato ao governo e Pedro Ruas, do PSOL, como seu vice. A coligação havia sido anunciada na sexta-feira (29). O ex-governador Olívio Dutra disputará a vaga do RS no Senado. No sábado (30), o PP confirmou o senador Luiz Carlos Heinze como candidato a governador, e a vereadora da Capital Nádia Gerhard para disputa ao Senado. Já neste domingo, o PTB confirmou outra vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino, como vice de Heinze.

O PDT oficializou, no sábado, a candidatura de Vieira da Cunha ao governo do Rio Grande do Sul. Ainda não foi definido o nome do vice na chapa do ex-vereador e ex-deputado federal e estadual. 

O candidato do PL já havia sido confirmado em convenção na sexta-feira (22): é o deputado federal Onix Lorenzoni. A coligação que reúne ainda Republicanos, PROS e Patriotas não tem o nome do vice definido. O candidato ao Senado é o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do Republicanos. No mesmo dia, o PSTU confirmou o nome da professora aposentada e expresidente do Cpers Sindicato, Rejane de Oliveira, para a disputa ao Palácio Piratini. Vera Rosane será candidata a vice na chapa, e Fabiana Sanguiné irá concorrer ao Senado pelo partido. 

O Novo aprovou a chapa majoritária com os advogados Ricardo Jobim para governador e Rafael Dresch como vice.

Uma das primeiras chapas definidas foi a da coligação PSC/Solidariedade. O empresário Roberto Argenta concorre a governador, tendo a servidora pública e professora universitária Nivea Rosa como vice.

Já o ex-deputado federal Beto Albuquerque, que havia sido aprovado como candidato a governador pelo PSB, anunciou na última quinta-feira (28) que não participará da disputa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!