Saiba como emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA.
Geral
Publicado em 31/08/2022

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), tem o objetivo de garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

 

COMO POSSO SOLICITAR A CIPTEA?

A CIPTEA será solicitada no formulário disponibilizado no site da FADERS (www.faders.rs.gov.br). Você deverá preencher os dados e anexar os documentos, conforme explicitado na lei.

A solicitação da CIPTEA também pode ser realizada no CRAS, você pode agendar o atendimento através do WhatsApp (51) 3687-3539.

 

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?

RG ou Certidão de Nascimento

CPF

Fotografia 3×4, pode ser digital

Cartão do SUS (opcional)

Laudo/Atestado médico carimbado e assinado

Tipo sanguíneo (opcional)

Dados de Saúde

Nome e telefone do médico que acompanha

Endereço completo do Consultório/Clinica/Hospital

Se tiver plano de saúde a carteira (opcional)

Dados do Responsável 1 e 2.

RG, CPF, endereço e número de telefone.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DE PREENCHER TODO O FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO?

No Brasil e no Rio Grande do Sul há poucas informações sobre as Pessoas com Transtorno do Espectro Autista que são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas para esta população. Por exemplo: se soubermos quantas pessoas com TEA moram em um determinado município, saberemos se há necessidade de aumento de serviços de atendimento especializado ou se há necessidade de incentivo em programas de trabalho e renda. Assim, ao preencher integralmente o formulário pode-se qualificar a atenção integral às pessoas com TEA. As informações são mantidas em completo sigilo.

 

 

Fonte: Rogério Junior Gross Alves/Prefeitura de Arroio do Sal.

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