Censo Escolar mostra aumento do número de estudantes na rede estadual
Geral
Publicado em 14/02/2023

A rede estadual gaúcha aumentou em mais de 28 mil o número de alunos, em 2022. É o mostra o Censo Escolar, principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul, com base nos dados do Ministério da Educação.

No ano passado, o número de alunos matriculados na rede estadual foi de 777.421 e em 2021, eram 749.341. Ou seja, houve um aumento de 28.080 estudantes nas escolas estaduais (3,74%), em 2022. Segundo o governo do RS, os dados positivos são frutos de uma série de intervenções com políticas educacionais de combate à evasão escolar e recuperação das aprendizagens.

O governo gaúcho diz também que outra melhora significativa foi no fluxo escolar, com redução da distorção idade-série, que mostra a porcentagem dos alunos matriculados que têm idade pelo menos dois anos maior do que a esperada para aquela série. Em 2021, no Ensino Fundamental, a distorção era de 19,2%, índice que foi reduzido para 12,7% em 2022. No Ensino Médio, em 2021, a taxa era de 29,6%; no ano seguinte, caiu para 26,7%. 

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o resultado demonstra o esforço do governo do Estado em recuperar o aluno que, por algum motivo, se afastou do ambiente escolar durante a pandemia. “Ainda enfrentamos muitos desafios na área educacional. Trazer de volta o aluno para a sala de aula, recuperar sua aprendizagem e dar encaminhamento à sua trajetória escolar são elementos importantíssimos para qualificação dos nossos jovens. A redução na distorção idade-série é um bom resultado, pois diminui a evasão e permite que o estudante esteja em uma série/ano compatível com a sua idade”, destaca.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.  

Comentários
Comentário enviado com sucesso!