O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), comemora a notícia que recebeu na noite desta segunda-feira(24) que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou no Diário Oficial da União, o edital que autoriza a construção e exploração do Porto Meridional, em Arroio do Sal. De acordo com o documento, as empresas interessadas terão 30 dias para enviar propostas.
O avanço significativo que veio com a liberação da Antaq, reforça o comprometimento da Administração de Arroio do Sal com o projeto. “Sempre acreditamos nisso e estávamos confiantes que a obra iria acontecer”, destaca Bolão e observa: “mas, com precaução e sabendo dos prazos legais dos órgãos públicos que precisam ser respeitados.”
O prefeito destaca que, desde o começo, o diálogo foi estreitado com os empresários interessados na construção, além de ouvir a comunidade. “A construção do Porto vai fomentar a economia local, proporcionando, também, recursos para investir em Arroio do Sal, sem deixar de lado o viés turístico”, destaca. Flávio reforça que o objetivo principal da Administração é o turismo. O Porto, reforça o prefeito: “vem para alavancar ainda mais o desenvolvimento turístico do município e região. Vai ser uma obra extraordinária para a economia do Rio Grande do Sul e de todo o Litoral Norte.”
Bolão reitera que o avanço no projeto se dá a muitos braços. “Foram muitas pessoas envolvidas que acreditaram assim como nós, aqui de Arroio do Sal”, inicia e finaliza: “gostaria de agradecer o apoio de todos que participaram de alguma forma, seja acreditando ou buscando soluções, assim como todos os empresários, políticos, entre eles o senador Luis Carlos Heinze que acompanha de perto as negociações e a idoneidade da DTA Engenharia que está frente ao projeto do Porto Meridional.”
PORTO DE ARROIO DO SAL
O projeto inicial contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. A obra também incluirá um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A obra tem valor previsto de R$ 6 bilhões.
Porto Meridional terá capacidade estimada em 40 milhões de toneladas ao ano
Croqui / DTA Engenharia Portuária e Ambiental
Fonte: ASCOM PMAS