MENU
Prefeitura de Arroio do Sal divulga curso de apicultura para qualificar e incentivar produtores locais
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 12/05/2025 09:29
Arroio do Sal

Incentivando o desenvolvimento sustentável e valorizando os cuidadores de abelhas, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, está incentivando a qualificação dos produtores locais. A administração municipal convida a comunidade rural, empreendedores e demais interessados a participarem do curso de apicultura, realizado pela Emater/RS em parceria com o município.

Atualmente, Arroio do Sal possui 10 apicultores registrados e  2.800 colmeias de abelhas. Para compartilhar aprendizados com esse público, o secretário adjunto de Agricultura do município, João Luis Pereira dos Santos, participou recentemente de uma das etapas do curso, realizada pela equipe técnica de Montenegro. Por meio da qualificação, o profissional aprimorou o seu conhecimento na área de apicultura, como manejo seguro de colmeias, produção de mel e implantação de apiário.

Produtor, qualifique-se!

O curso de apicultura terá novas turmas ao longo do ano para todos os interessados na temática. As inscrições são gratuitas para os agricultores familiares cadastrados no sistema municipal, podendo ser feitas na Secretaria de Agricultura (localizada na Av. Arroio do Sal, no Centro). Entretanto, para moradores sem cadastro, o curso tem um valor específico (a consultar). As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização das plantas, contribuindo diretamente para o equilíbrio do ecossistema.

Por isso, o secretário João Luis destacou o compromisso da secretaria com a preservação do meio ambiente e o fortalecimento das práticas agrícolas sustentáveis. “Através deste curso, eu pude perceber o quanto a abelha, esse pequeno animal, é importante para o meio ambiente e o desenvolvimento do município. Além de ajudar na natureza, ela contribui com o mel, um produto saboroso e valioso para o nosso produtor local”, afirmou. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone da secretaria municipal: (51) 3687-3537. 

 

Fonte: ASCOM PMAS

Comentários