MENU
Noite fria acompanha resgate de menina que caiu no Cânion Fortaleza
Menina caiu no Cânion Fortaleza quando passeava com a famiília na tarde de hoje no Parque Nacional dos Aparados da Serra
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 10/07/2025 20:29
RS
Corpo de Bombeiros se organizando para resgatar a menina que caiu do penhasco. | Foto: CBM - RS

A noite é fria na área em que os bombeiros tentam resgatar uma menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra.

No começo da noite desta quinta (10), estações meteorológicas na área registravam temperaturas ao redor de 9ºC, mas com o passar das horas a tendência é de resfriamento maior. A mínima na última madrugada na região foi de 3ºC. Como o Cânion Fortaleza está numa área de Serra muito perto do litoral, é comum o tempo mudar rapidamente na região com variação de visibilidade. É frequente que haja o ingresso de umidade marítima que forma nevoeiro ou traz nuvens baixas na área dos cânions por infiltração de umidade que vem do mar, o que moradores da região chamam de viração.

A criança, moradora de Curitiba, estava acompanhada dos pais e dois irmãos mais novos quando sofreu o acidente por volta das 13h. O estado de saúde da vítima ainda não foi divulgado. Segundo a Prefeitura de Cambará do Sul, a família estava no mirante — ponto mais alto do cânion — e se deslocava até um banco de descanso para lanchar. Nesse momento, a menina teria saído correndo, o pai foi atrás, mas não conseguiu impedir que ela despencasse do penhasco.

A localização foi possível graças ao uso de um drone equipado com câmera térmica, capaz de detectar variações de temperatura mesmo em terrenos de difícil visibilidade. Por volta das 17h30min, os bombeiros confirmaram ter visualizado a vítima, que será resgatada com técnicas de rapel devido ao difícil acesso. Equipes dos Bombeiros Voluntários de Cambará, além de militares de Canela e Porto Alegre, atuam na operação. A ação também conta com apoio da Polícia Civil, Brigada Militar e um helicóptero vindo de Criciúma (SC).

A concessionária Urbia, responsável pela gestão da visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, divulgou nota informando que mobilizou equipes para apoiar as autoridades e dar suporte à família da vítima. Já houve incidentes no passado com visitantes que adentraram a área para realizar a travessia do interior do cânion — prática proibida por questões de segurança. O Cânion Fortaleza é um dos principais atrativos turísticos da região de Cambará do Sul, localizada a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre.

O parque é conhecido por suas paisagens imponentes e trilhas que combinam aventura e contemplação da natureza, especialmente durante as férias escolares, quando o fluxo de turistas aumenta consideravelmente.

 

Fonte: MetSul Meteorologia / CP

Comentários
Comentário enviado com sucesso!