MENU
Arroio do Sal recebe certificação ouro do "Selo Município Amigo da Vacina" pelo segundo ano consecutivo
Por Redação Tupancy
Publicado em 26/08/2025 09:15
Arroio do Sal
Foto: Divulgação

O trabalho exercido pela rede pública de Saúde, focado na proteção de crianças e adolescentes locais, conquistou mais um reconhecimento estadual. Pelo segundo ano consecutivo, Arroio do Sal recebeu a certificação ouro do "Selo Município Amigo da Vacina", concedida pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. O reconhecimento máximo é dedicado para as cidades gaúchas que alcançam a meta de cobertura vacinal nas três categorias exigidas nas principais imunizações infantis e juvenis: vacinas polivalentes, tríplice viral e HPV.

Com base nos dados estaduais e do SUS (Sistema Único de Saúde), 139 municípios receberam o selo ouro no estado e Arroio do Sal está também entre os 51 que reafirmaram seu compromisso com a imunização entre um ano e outro. A certificação visa reconhecer publicamente as estratégias municipais bem aplicadas em cada vacina exigida. O selo ouro é entregue para os municípios que atingem a meta exigida nas três categorias abaixo:

 

Categoria Baby: vacina pentavalente (95%)

Categoria Dente de Leite: tríplice viral (95%)

Categoria Teens: vacina HPV (90%)

 

A coordenadora de vacinação do município, Marcieli dos Santos, afirmou que, para alcançar esses índices de imunização, a Secretaria Municipal de Saúde utilizou diferentes estratégias que garantiram a mobilização social. “Estamos passando por um momento de hesitação vacinal, principalmente devido à falta de informação sobre as vacinas e às fake news espalhadas nas redes sociais. Mas, conseguimos atingir as metas de vacinação por meio de campanhas nos finais de semana, ações em bairros e escolas, horários estendidos nos ESFs e por meio da busca ativa, realizada pelas ACS”, explica.

 

Mais sobre a certificação

O "Selo Município Amigo da Vacina" faz parte do projeto "Resgate de Coberturas Vacinais", proposto pela Secretaria Estadual de Saúde. Conforme as três categorias citadas, os municípios que alcançam a meta em duas delas recebem o selo prata e, em uma categoria apenas, recebem o selo bronze. O objetivo deste reconhecimento é aumentar a cobertura vacinal no território gaúcho.

Conforme dados do Governo Estadual, o programa tem contribuído. Entre 2022 e 2024, a estratégia resultou no aumento significativo dos índices de imunização no Estado. A cobertura das vacinas polivalentes passou de 78,6% para 92,9%, a tríplice viral aumentou de 88,5% para 98,8% e a vacina contra HPV subiu de 64,9% para 78,7%.

 

Sobre as vacinas

Pentavalente: aplicada durante o primeiro ano de vida, protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.

Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Uma dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda aos 15 meses (com a tetraviral, que protege contra varicela).

HPV: protege jovens e adolescentes contra o Papilomavírus humano, responsável pela infecção sexualmente transmissível de maior incidência global, associada ao desenvolvimento de cânceres. É aplicada em dose única para meninas e meninos de nove a 14 anos.

O secretário de Saúde, Wallace Cunha, reforçou a importância da vacinação para a saúde da população, garantindo proteção de crianças e adolescentes contra doenças graves, fatais e transmissíveis. “O selo é um grande reconhecimento do trabalho diário que realizamos na nossa rede municipal. Estamos comprometidos em manter o calendário vacinal em dia para proteger a população, reduzindo a circulação de vírus e bactérias e evitando doenças. A vacinação é um ato de cuidado que garante uma vida com mais qualidade”, afirma.

O "Selo Município Amigo da Vacina" foi entregue oficialmente aos municípios durante uma cerimônia realizada na quarta-feira passada, dia 20, em Porto Alegre. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!