Grêmio vence o Campinense e avança na Copa do Brasil
01/03/2023 21:59 em Futebol

Sem sustos e com boa atuação, o Grêmio venceu por 2 a 0 e despachou o Campinense na noite desta quarta-feira, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela primeira fase da Copa do Brasil. Na próxima fase, o time de Renato Portaluppi encara o Ferroviário-CE, em casa, em jogo com data ainda a ser confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

Repetindo o esquema que goleou o Novo Hamburgo, o Tricolor perdeu diversas oportunidades e viu o goleiro Otávio Passos evitar maior prejuízo, especialmente no primeiro tempo. De tanto insistir, o gol saiu aos 26 minutos em bonita assistência de Suárez, de calcanhar, para Cristaldo. Na segunda etapa, após quase um mês lesionado, Ferreira voltou marcando um belo tento em lançamento de Villasanti.  

Depois de evitar a zebra na competição nacional, agora tudo é Gre-Nal. O duelo com o Inter acontece no domingo, na Arena, às 20h, pelo Gauchão. 

Gol e desperdícios

O time de Renato foi senhor do jogo e voltou a apresentar alternativas ofensivas interessantes. No entanto, até o treinador se irritou com a quantidade de oportunidades perdidas. Foram 16 chutes e somente um gol. Bem  verdade que desde o primeiro minuto, o goleiro Otávio Passos mostrou seu talento e foi o principal responsável pelo prejuízo menor. O uruguaio Luis Suárez soltou uma bomba e parou no arqueiro aos 3 minutos. Na sequência, Otávio apareceu para evitar toque de Vina de dentro da área em recuperação de Villasanti, substituindo o preservado Carballo.

O goleiro Adriel era um espectador de luxo do duelo em Brasília. Aos 16 minutos, o argentino Cristaldo fez tabela com Suárez e chutou forte. A bola desviou e "matou" Otávio, mas foi pela linha de fundo. A pressão seguia, mesmo que alternasse momentos de maior ou menor intensidade. Otávio salvou a cabeçada de Kannemann aos 24. 

De tanto pressionar, o Tricolor conseguiu seu gol. Em mais uma combinação Suárez e Cristaldo, o uruguaio ajeitou de calcanhar para o argentino de canhota estufar as redes do 'milagroso' Otávio. Uma tabela Rio da Prata. O Campinense, atrás no marcador, tentou em lances fortuitos assustar. Não conseguiu. 

Na reta final, o Grêmio perdeu chances de ampliar o escore e enervou o técnico Renato. Suárez tirou tinta da trave aos 32 em chute cruzado. Aos 37, quase um golaço. Pela esquerda, uma linda tabela de Reinaldo, Bitello e Suárez terminou em batida tirando tinta da trave. Depois de colecionar milagres, o goleiro Otávio guardou a mais linda defesa para os 43 minutos. Vina tocou colocado de fora da área e com a ponta dos dedos o jogador do Campinense salvou e garantiu o 'barato' 1 a 0. 

 

Ferreira volta com gol

O time gremista voltou sem mudanças. Quem inaugurou os sustos no segundo tempo foi o Campinense. Em contragolpe, Mauri dominou na direita, recolheu e tocou colocado. A bola tirou tinta da trave de Brenno. Renato iniciou as trocas aos 14 minutos. Galdino e Ferreira entraram nas vagas de Pepê e Vina. O camisa 10 voltou a atuar após um mês longe por lesão

O duelo foi se arrastando sem grandes emoções. O Campinense não se atirava para buscar a necessária virada e o Grêmio ia administrando a classificação. Aos 30, Diego Souza entrou no lugar de Cristaldo. Em chute longe, o meia Thiaguinho buscou a glória, mas não chegou nem perto de tal feito. 

A prova da tranquilidade do jogo era vista pelo técnico Renato, que seguia alterando os atletas. Thiago Santos e Diogo Barbosa foram para o campo. Reinaldo e Bitello foram para o banco. O atacante Diego Souza recebeu nas costas da zaga e pediu o pênalti. O goleiro Otávio Passos travou na bola. 

Aos 42 minutos, o Grêmio ampliou diante do Campinense, mas o tento pode ter reflexos no Gre-Nal. Villasanti fez um lindo lançamento para Ferreira entortar o zagueiro e bater sem chances para Otávio Passos. Em sua volta, o camisa 10 mostra para Renato que está recuperado de lesão. Se com 1 a 0 o Tricolor já administrava, com 2 a 0 foi só esperar o relógio andar e cravar a vaga na próxima fase. 

 

Copa do Brasil 2023 - 1ª fase

Campinense 0

Otávio Passos; Thiago Ennes, William, Diego Silva e Bruno Colaço; Paulo Victor (Pedro Thomaz), Guilherme Escuro (Tarcisio) e Ramires; Vanderlan (Thiaguinho), Mauri (Carlão) e Diego Viana (Willian Anicete). Técnico: Leston Júnior.

 

Grêmio 2 

Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Pepê (Galdino), Bitello (Thiago Santos), Cristaldo (Diego Souza) e Vina (Ferreira); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!