Com um pênalti polêmico, o Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0, na manhã deste domingo, na Arena, e deixou a zona de rebaixamento do Brasileirão. Braithwaite marcou o único gol da partida válida pela 10ª rodada da competição nacional.
Com o resultado, o Tricolor subiu, momentaneamente, para a 12ª colocação na tabela. Já o Tricolor de Aço estacionou nos 15 pontos e caiu para a 7ª posição. Na próxima rodada, os gaúchos visitam o Juventude, em Caxias do Sul. Já os baianos recebem o São Paulo, em Salvador.
Bahia superior, mas empate persiste
Com protestos nas arquibancadas, o Grêmio iniciou o jogo querendo mostrar uma outra atitude na Arena. Com marcação alta, o Tricolor tentava marcar a saída de bola do Bahia e levar perigo ao goleiro Marcos Felipe. Porém, aos poucos, os baianos passaram a controlar o meio-campo e ditar o ritmo da partida.
Aos 7, Cauly cobrou escanteio da esquerda e David Duarte, sozinho, cabeceou para fora. Sete minutos mais tarde, Everton Ribeiro achou belo passe para Lucho Rodríguez, que dominou e chutou pela linha de fundo. Aos 17, Gilberto lançou Lucho, que ganhou de Kannemann na corrida, finalizou na saída de Volpi, mas a bola foi para fora.
Aos 22, Mano precisou substituir João Pedro, que sentiu dores no tornozelo esquerdo. Ronald entrou no lugar do lateral-direito, que deixou o gramado da Arena carregado. Aos 28, Luciano Juba cobrou falta, Volpi deu rebote e David Duarte, sozinho na marca do pênalti, mandou por cima do gol. Na única chance gremista, aos 36, Cristian Olivera fez boa jogada pela direita e cruzou para Braithwaite chutar para fora. Aos 44, Cauly ainda desperdiçou outra chance para os visitantes.
Vitória com pênalti polêmico
Na volta do intervalo, com Pavon no lugar de Amuzu, o Tricolor passou a ser mais presente no campo de ataque. Aos 8, o lance polêmico da partida. Cristaldo fez boa jogada pelo meio e lançou Braithwaite, que caiu na área após se chocar com Marcos Felipe. O árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou pênalti. Chamado pelo VAR, ele analisou o lance novamente, mas manteve a decisão inicial. Na cobrança, Braithwaite bateu no meio do gol e abriu o placar na Arena: 1 a 0.
Em desvantagem, o Bahia foi para cima. Aos 21, Lucho Rodríguez cobrou falta no ângulo esquerdo e Volpi voou para espalmar. Seis minutos mais tarde, Luciano Juba cruzou da esquerda e Erick Pulga, na segunda trave, não conseguiu desviar o suficiente para empatar o jogo.
Para segurar o resultado, Mano colocou Gustavo Martins e tirou Cristaldo. Com a postura defensiva, o Tricolor se resumiu a esperar o Bahia, que avançava com a bola no campo de ataque. Aos 38, após boa troca de passes, Luciano Juba quase deixou tudo igual, mas a bola passou raspando a trave esquerda de Volpi. Os minutos finais foram de pressão dos baianos, mas o Tricolor soube suportar e voltou a vencer após seis partidas.