MENU
“Aproximadamente 80 metros”: Bombeiros falam sobre resgate de menina que caiu no Cânion Fortaleza
Segundo a corporação, equipe ainda não chegou até a criança de 11 anos, por isso seu estado de saúde é desconhecido
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 10/07/2025 21:50 • Atualizado 10/07/2025 21:52
RS
Foto: CBM - RS

A menina que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, na tarde desta quinta-feira, 10, foi localizada “entre 70 metros e aproximadamente 80 metros”, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. A criança de 11 anos foi encontrada com auxílio de um drone com câmera térmica no fim da tarde.

Como o ponto onde a vítima está é de difícil acesso, o resgate dela será por meio de rapel. Para que a ação seja realizada serão várias ancoragens em camionetes até um tripé para então iniciar a descida, que possivelmente contará com dois bombeiros que levarão uma maca, que será utilizada para subi-la. Uma ambulância aguarda no local. Segundo a corporação, o efetivo conta com um especialista em resgate de altura. Não há previsão para conclusão do resgate.

O Corpo de Bombeiros frisa que como a equipe ainda não chegou até a vítima, até o momento, não há informações sobre o estado de saúde dela.

 

A queda

A criança caiu no cânion no começo da tarde, por volta das 13 horas. Conforme o secretário de turismo do município, Andrew Mohr, a vítima estava acompanhada dos pais e de dois irmãos mais novos. “O pai disse que eles passeavam quando decidiram sentar em bancos para descansar e lanchar. Então a menina saiu correndo e ele foi atrás, mas ela acabou caindo no cânion”, detalha.

A família natural de Curitiba, no Paraná, está hospedada na cidade serrana e segundo Mohr, na quarta-feira, 9, já havia visitado o Cânion Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional dos Aparados da Serra, também em Cambará do Sul.

O secretário de turismo disse que família da criança acompanha as ações de resgate no local e que uma psicóloga disponibilizada pela prefeitura presta suporte à eles.

Em nota, a Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, disse que “está concentrando os esforços de sua equipe no apoio às autoridades que atuam nas buscas pela criança desaparecida” e que “presta suporte à família no local”. A empresa ainda frisou que “outras informações serão repassadas assim que possível.”

A ocorrência com os Bombeiros Voluntários de Cambará do Sul e também corporações militares de Canela e de Porto Alegre, além de agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar, que foram imediatamente acionadas. Um helicóptero de Criciúma (SC) também foi mobilizado para auxiliar nas ações na área de difícil acesso.

 

Fonte: CP

Comentários
Comentário enviado com sucesso!