A 23ª Festa do Pescador contará com uma programação especial que irá incentivar e fortalecer o artesanato local e o empreendedorismo de Arroio do Sal. Oportunizando diversas ações, a Secretaria Municipal da Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá um seminário dedicado aos profissionais na próxima quinta-feira (31), no Parque Municipal de Eventos. Ao longo deste dia, o Seminário de Artesanato “Construindo Identidade” irá fornecer palestras e serviços gratuitos para o desenvolvimento dos empreendedores do ramo.
A agenda foi definida pela equipe da Cidadania com o apoio da EMATER/RS-Ascar, do Artesanato Gaúcho, da FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social) e da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional. A programação inicia com a palestra “Como expor e vender bem seu artesanato em feiras”, de Joelton Fernandes Nunes. Na parte da tarde será a vez de Maria Elizabeth Reginatto ministrar a palestra “Turismo x Artesanato”, evidenciando oportunidades para os profissionais. Além das palestras, os artesãos também poderão participar do Serviço de Avaliação e Confecção de Carteira de Artesão (PGA).
O atendimento será oferecido ao público das 14h às 16h, no Centro de Eventos do parque. Conforme a secretária de Cidadania, Gilseia de Oliveira, a carteirinha garante o reconhecimento formal da atividade artesanal e é um passo importante para acessar políticas públicas voltadas à categoria. “O nosso objetivo é valorizar o artesão do nosso município, fortalecer a economia local e aumentar a visibilidade e profissionalização destes trabalhos. Ao trazer essa programação para dentro da Festa do Pescador, criamos um espaço de troca de conhecimento e incentivo”, afirma a secretária.
Programação
Seminário “Construindo Identidade” – 9h
Palestra “Como expor e vender bem seu artesanato em feiras” – Joelton Fernandes Nunes – 9h30min
Palestra “Turismo x Artesanato” – Maria Elizabeth Reginatto – 14h
Serviço de Avaliação e Confecção de Carteira de Artesão (PGA) – 14h às 16h
