Arroio do Sal irá sediar a 7ª e última etapa da 3ª Copa Metropolitana de Paleteadas durante a programação da 23ª Festa do Pescador. Com o apoio e organização da Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, a competição reunirá criadores e apreciadores de cavalos crioulos durante os dias 02 e 03 de agosto, no Parque Municipal de Eventos. A etapa também servirá como classificatória para a próxima grande final nacional da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos).
Além das provas, no sábado à noite, a programação voltada ao tradicionalismo contará com o 3º Campeonato de Assado. O momento de confraternização é também uma disputa para decidir o melhor prato da noite. Nesta edição, quatro equipes irão preparar os assados os colocando para votação. Um júri formado por convidados especiais será responsável pela avaliação final e eleição do grande campeão.
Este ano, o prefeito Luciano Pinto foi oficialmente convidado para compor o júri do campeonato. O convite foi realizado nesta segunda-feira (21), em seu gabinete, pelo criador de cavalo crioulo e representante local da Copa, João Pedro Vargas. “Teremos três jurados avaliando os pratos tradicionais e, representando as autoridades do município, escolhemos o prefeito que já tem esta forte ligação com o tradicionalismo”, diz João Pedro.
Luciano Pinto agradeceu o convite e relembrou que a programação está alinhada à temática deste ano da Festa do Pescador, “Valoriza RS”. “Eu fico muito feliz e honrado com este convite. As competições de cavalos crioulos são uma das marcas das tradições do Rio Grande do Sul. Agradeço ao João Pedro pela visita e destaco a importância destes eventos para a festa e divulgação de Arroio do Sal entre públicos que virão de diferentes partes do estado”, afirmou o prefeito.
Programação da Copa Metropolitana
A competição será dividida em dois dias: a classificatória ocorre no sábado, às 9h30, e a grande final, no domingo, a partir das 10h. João Pedro explica que os participantes da classificatória representarão a região em novos eventos. “Além de pontuarem e buscarem uma vaga para a final da ABCCC, os campeões da Copa Metropolitana ainda irão representar a região no encontro de Copas 2025, chamado Contraponto de Paleteadas”, explicou João Pedro.