Com gol sofrido no final, o Grêmio empatou com o Santos por 1 a 1, na Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira. Edenilson marcou para o Tricolor e Lautaro Díaz deixou tudo igual, pela 26ª do Brasileirão. No sábado, o adversário é o Bragantino, às 18h30min, em Bragança Paulista.
Além de ter um time inteiro de desfalques, Mano optou por preservar Marcos Rocha e Kannemann. Com uma equipe mais postada defensivamente, o Tricolor viu, desde o início, o Santos ocupar o campo ofensivo e logo levar perigo ao gol de Gabriel Grando. Em dois chutes de fora da área, Rollheiser e Escobar obrigaram boas defesas do goleiro gremista, que aproveitou a lesão de Tiago Volpi.
Mesmo com dificuldade na retenção de bola, o Grêmio chegou a abrir o placar. Aos 18, Alysson partiu do campo defensivo, passou por dois marcadores e finalizou travado. Após erro de Brazão, o camisa 47 completou para o fundo das redes. Porém, o VAR chamou por toque na mão de Edenilson, e Paulo Zanovelli anulou o gol de forma equivocada.
O Peixe seguiu tendo mais a bola e chegando em jogadas pelas laterais. Guilherme e Barreal ganhavam na individualidade, mas a zaga gremista continuiu fazendo boas interceptações, não deixando os donos da casa criarem. Assim, o empate persistiu até o intervalo.
Diferentemente da etapa inicial, o Grêmio voltou para o segundo tempo mais organizado para explorar os contragolpes. Aos 11, em uma das escapadas, Pavon cruzou da esquerda e Edenilson completou sozinho para o fundo das redes: 1 a 0.
Em outra jogada rápida, André Henrique recebeu sozinho na grande área, mas finalizou muito mal para fora. O assistente já marcava impedimento. Em desvantagem, o Santos foi para o abafa e teve chance para empatar. Em sequência no mesmo lance, Lautaro Díaz e Tiquinho Soares pararam em grandes defesas de Gabriel Grando.
Nos minutos finais, os donos da casa foram para o abafa e conseguiram chegar ao empate. Aos 43, Lautaro Díaz aproveitou bola no travessão e completou para o gol vazio: 1 a 1. Robinho Jr. ainda teve a última chance da partida, mas Wagner Leonardo evitou que o Santos pudesse virar o placar.