Depois de três derrotas seguidas como visitante, o Grêmio somou um ponto no encerramento da 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor saiu atrás, virou, mas cedeu o empate por 2 a 2 com o Fortaleza, no Castelão. O próximo dos cinco compromissos restantes é só no dia 19, contra o Vasco, na Arena.
O jogo começou praticamente com 1 a 0 para os donos da casa. Logo aos quatro minutos, Kannemann errou passe e a bola chegou até Bareiro que, da meia lua, chutou colocado, fora do alcance de Volpi. Outro erro decretou o empate. Breno não viu Carlos Vinícius atrás dele em uma reposição e quando colocou a bola no chão, o goleiro foi surpreendido pelo centroavante que empatou.
A virada veio com nova participação do atacante, agora com assistência para Marlon. O lateral invadiu a área e fez o segundo quando o Grêmio já era melhor. Do outro lado, o Fortaleza só voltou a assustar em falta defendida por Volpi.
Desesperados precisando o resultado, os cearenses voltaram mais acesos em busca do empate. E ele veio em falta cobrada de longe por Matheus Pereira. Adiantado, Volpi foi encoberto. Sidnei Lobo, substituto do suspenso Mano Menezes, aos poucos foi lançando mão do banco de reservas.
Primeiro entraram Cristaldo e André Henrique, em tese, para oxigenar o ataque. Depois foram chamados Dodi e Gustavo Martins com obrigações mais defensivas para defender o resultado. A melhor chance, porém, foi dos visitantes quando Aravena, o último e entrar não conseguiu marcar bem perto da linha do gol de Breno. Final, 2 a 2.